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domingo, abril 16, 2006

Suando na Universidade


LIDERANÇA CONTINGENCIAL
(Para a Unopar - Universidade Norte do Paraná)


O Conceito de liderança situacional se baseia no princípio de que o estilo de liderança a ser utilizado depende mais da situação que da personalidade do líder.
JORDÃO, Sonia . A ARTE DE LIDERAR, Belo Horizonte 2004.

O líder deve ter presente a integridade pessoal que vem do envolvimento com a verdade e a disponibilidade em servir aos outros, bem como estar atento à situação em que se encontra para que possa adotar soluções adequadas.
Andrea Regina H. Cunha Levek; Nancy Malschitzky, LIDERANÇA


Buscando informações sobre o tema e consultando diversas obras sobre o assunto, verificamos que nesse tipo de liderança, (contingencial), não há um perfil ideal de líder nem estilo ideal de liderança.
O que se percebe de forma mais racional é que a liderança contingencial acontece numa adequação a cada situação para se conseguir obter os melhores resultados organizacionais.
Não encontramos em nenhuma das obras lidas quem afirmasse existir um modelo eficaz em todas as situações.

A política da empresa, as tarefas determinadas, as ideologias, as expectativas e principalmente a desenvoltura dos colaboradores quer seja por experiência ou inexperiência, devem influenciar diretamente no comportamento e nas tomadas de decisões de um líder situacionista.
É perceptível que um estilo de liderança adequado para um funcionário novo e inexperiente provavelmente não dará certo com uma pessoa experiente.
Tanto é que sabemos de pessoas que são lideres em algumas situações e em outras não.

Algumas qualidades são relacionadas a situações mas outras são encontradas em lideres. (JORDÃO, Sonia. A Arte de Liderar 2004)

Verificamos uma unanimidade de pensamento em relação a concordância de que os líderes e colaboradores precisam uns dos outros para conseguir atingir os objetivos propostos.
Nesse caso é importante saber quando empregar determinado estilo e com quem aplicar.
Deve existir uma variável de ações do líder em função do conhecimento do colaborador.
Observamos também que é de extrema importância para o líder a renovação do conhecimento técnico e profissional já que o mesmo faz parte do desenvolvimento de quem busca crescer.
Será através desse investimento em si mesmo que fará suas capacitações e atualizações em relação a velocidade da mutação dos novos conhecimentos. Entretanto, somente o conhecimento técnico e profissional, não será suficiente para a manutenção da liderança.
A liderança me parece uma característica a ser aguçada, regada, desenvolvida.
Posso afirmar segundo o que até aqui já ouvi e aprendi, pela influência da Unopar, que um líder não nasce pronto.
Já acredito que para ser líder é indispensável o gosto pela gestão de pessoas e de uma forma mais complexa o gosto pelo comportamento humano com interesse em ajudar na modificação, para melhor, das pessoas.
Num esclarecimento maior digo ainda que num modelo de liderança situacional o líder não fica pronto nunca, deverá haver um comportamento adequando sempre as diversas situações e posso citar como por exemplo: quando há a entrada de novos colaboradores na empresa, ou quando algum colaborador recebe uma nova determinação.
Segundo Peter Drucker, Nesses casos, é necessário que haja muita supervisão e pouco apoio por parte do líder no desempenho das atividades dos colaboradores.
Estes precisam ser dirigidos até atingir os objetivos previamente elaborados, pois necessitam de direcionamento constante para a realização de suas tarefas até a convicção de que as mesmas estão sendo realizadas com segurança.
O líder agindo como orientador ao perceber que seus colaboradores precisam de ajuda, deve orientá-los e estimulá-los a perceber as novas necessidades, e repassar seus conhecimentos incentivando-os ao raciocínio de novas idéias.
O estilo de liderança com apoio é adequado quando os colaboradores já realizam suas atividades, mas ainda de forma insegura, precisando de apoio para a boa desenvoltura da realização de determinadas tarefas.
Nesse caso, a necessidade de supervisão é muito pouca.
Ai entra , então, a contingência do estímulo à aprendizagem, apoiando as pessoas de maneira a aumentar seu grau de segurança com relação a suas habilidades e capacidades, tornando-as autoconfiantes.

Em síntese:
Percebemos que num mundo onde a promoção da valorização das pessoas passou a ser uma das ferramentas primordiais para o sucesso da gestão empresarial, a liderança contingencial é verdadeiramente uma ferramenta do êxito para líderes e organizações que militam em um mundo de constantes mudanças, de extrema velocidade do conhecimento e de novas tecnologias.

“Hoje, virtude é o bom uso de qualquer qualidade individual: o silencio é uma virtude, assim como é uma oratória. Portanto, o que faz com que os outros percebam em nós uma determinada virtude não é a definição da palavra. É o seu resultado prático”. (Max Gehringer)

“A tarefa do líder é transformar-se na fonte de energia que impulsiona os outros”. (Tom Peters)

“Se há algum segredo de sucesso, consiste na habilidade de aprender o ponto de vista da outra pessoa e ver a coisas tão bem pelo ângulo dela como pelo seu”. (Henry Ford)

“A cidade que mais cresce, não é aquela que aumenta o número de suas casas, mas a que melhora a consciência do seu povo”. (José Carlos Benigno)

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